Evento: Lançamento - Star Trek: Portal do Tempo + Resenha

    Neste último domingo, dia 29 de maio ocorreu o lançamento do livro Portal do Tempo na Livraria Saraiva do Shopping Center Norte. Essa da...

   Neste último domingo, dia 29 de maio ocorreu o lançamento do livro Portal do Tempo na Livraria Saraiva do Shopping Center Norte. Essa data "atrasada" foi escolhida justamente para que os leitores tivessem um tempinho para ler o livro e poder discutir sobre ele no dia. E mesmo assim foi tomado todo o cuidado para não dar grandes spoilers.

                                    

   Primeiramente quero parabenizar a ótima organização do evento. Tudo ocorreu bem sem grandes preocupações. Tinha espaço para todos e era confortável. E agora quero falar como foi muito legal conhecer o Salvador Nogueira, criador do maior site de notícias sobre Star Trek, o Trek Brasilis, e a Barbara Prince, editora da Aleph que sempre vejo nos vídeos do canal da Editora (Canal editoraaleph). 


   Também quero ressaltar que o bate papo foi ótimo. falamos de tudo um pouco sobre o universo enorme que é Star Trek. Foi falado sobre o livro, sobre a série clássica, sobre os filmes novos e como trazem novas pessoas para esse universo, foi falado sobre a série que virá ano que vem, sobre o atraso para o lançamento de Star Trek Beyond no Brasil etc. Uma pena que estava "vazio". Isso demonstra como esse é um fandom que está muito espalhado e bem escondido. Triste pois as pessoas estão perdendo de conhecer esse universo lindo de Star Trek, que é rico em bom material, quer em séries, filmes ou livros.


   Foi incrível estar entre pessoas que entendem e amam esse universo tanto quanto eu e me sentir a caçulinha naquela sala. Amei o pessoal que foi de cosplay. Todos bem caracterizados e muito simpáticos. 

A pessoa lá no canto prestando atenção na pergunta do coleguinha rsrs

   E claro, vou aproveitar para fazer a resenha do livro nesse post. Eu estava justamente esperando o evento acontecer para eu poder fazer a resenha, depois de discutir vários pontos interessantes lá.


Autor: A. C. Crispin
Título original: Yesterday's Son
Sinopse: Capitão Kirk, Spock e dr. McCoy descobrem que, durante uma viagem ao passado, Spock Teve um filho. Agora, estão prestes a viajar mais uma vez através do portal do tempo a fim de salvar o garoto, antes que seu planeta seja destruído.                                                                               Resgatado, o rapaz tentará aprender tudo sobre a Federação e sobre a cultura vulcana, enquanto a tripulação da Enterprise o conhece e se acostuma à sua presença. Mas seus dias de aprendizado são interrompidos quando uma invasão romulana pode mudar perigosamente o curso da história.


   Vou começar já falando que esse livro é fantástico. Como muito bem lembrado no bate papo, o livro é como um novo episódio da série clássica. É uma continuação fechando algumas questões que foram deixadas. E é interessante notar que ele foi escrito como uma fanfic. A autora reviu o episódio "All Ours Yesterdays" da 3º temporada e percebeu que deveria se empenhar em escrever uma continuação, uma que ela queria ver. Nisso, o livro nasceu e depois de uns 3 anos ele foi publicado e muito bem recebido por fãs e críticos. E isso não é à toa. 


   Como eu percebi e foi falado no evento, a voz da A. C. Crispin é invisível no livro. A voz dela como escritora, na verdade, é a voz de cada personagem. Ela capitou com muito sucesso a natureza, sentimentos e emoções de todas as personagens da série. Até nos diálogos que podem parecer bobos ás vezes ela capitou a essência. Ler esse livro é como ver um episódio quase literalmente. Ela respeitou tudo o que a série representa e respeitou o "espaço" da série. Como muito bem lembrado pelo Salvador Nogueira, num livro há muito mais espaço pra deixar a criatividade fluir, mas ela respeitou o espaço da série, que por ter pouco orçamento os cenários, coisas eram menores e não havia tempo para colocar tantos personagens em uma cena, focando apenas nos três principais. Ela manteve esse formato. O livro, na maior parte do tempo se passa focando no Spock, dr. MacCoy e o Capitão Kirk. E respeita também o formato dos episódios com as cenas parte no planeta resolvendo um problema e parte à bordo da Enterprise.


   Então, sobre o livro eu não tenho nenhuma reclamação. Tudo na história acontece como tem que acontecer, tudo sob medida e respeitando a série. Não tem parte ruim, chata, arrastada. Tem uma linguagem fácil de entender e a leitura flui maravilhosamente.
   O que me resta é usar a outra parte da resenha para elogiar essa nova edição da Editora Aleph. Todo elogio é pouco. Só o fato de ter sido a Editora que trouxe esses livros de Star Trek para o Brasil e agora ter a preocupação de relançar para alcançar aqueles que não tiveram a oportunidade de ler, já merece um abraço enorme rsrs.


         
   Foi interessante no bate papo a Barbara ter falado que o processo de aceitação da arte para a capa foi uma luta. Essa arte é linda e não teve um que não gostou, mas foram 9 meses para que recebessem o Okay para usar a arte. Isso significa que os fãs devem ficar calmos que uma hora sai todos os livros. 

O meu prefácio com autógrafo!
                                                                                     
   Mas é elogiável o cuidado que tiveram com essa edição em pequenos detalhes que fazem muita diferença. Começando pelo Prefácio incrível do Salvador Nogueira que dá uma breve introdução do que é Star Trek para os que não conhecem e uma breve história de como o livro foi publicado para os que já conhecem.  Depois ainda tem as notas ao pé da página com os episódios que deram origem as referências que algum dos personagens usaram durante a história e um breve resumo do que eles estão referenciando. São notas necessárias que deixam por dentro de tudo quem nunca assistiu a série clássica como faz os fãs se lembrarem caso tenham esquecido. O que aconteceu umas duas vezes comigo durante a leitura que comprovou de vez a utilidade das notas. 


   Eu amei esse cuidado que tiveram em fazer um livro completamente acessível. Quem é fã se aventura num episódio novo sobre o mundo que ama e quem não conhece nada ainda assim pode se aventurar numa história interessante. No final tem uma compilação de resuminhos de termos usados durante o livro que pertencem ao universo de Star Trek. Pra quem não conhece é uma boa ler antes de começar o livro pra facilitar a leitura.


   Concluindo, esse é um livro estupendo que consumiu toda a minha atenção durante a leitura. Já tinha um tempinho que não lia algo tão bom, então ele já entrou para a lista de melhores leituras do ano!
   Se você é um trekker e ainda não leu, tá perdendo tempo. E se você não conhece muito sobre Star Trek ou só viu os filmes novos, mas ficou curioso, demorou também. Embarque nessa aventura audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve.

PS.: as fotos do evento foram retiradas com autorização da página Star Trekkers Brasil.

ISBN: 978-85-7657-264-0
Ano de lançamento: 2016
Número de páginas: 248
Editora: Aleph
Classificação: 5/5


Vida longa e próspera!! ^^





*Compre na Amazon: Star Trek. Portal do Tempo

You Might Also Like

2 comentários

  1. Muito bom!!
    Sugestão: mude : ...audaciosamente indo onde nenhum #homem# jamais esteve...para:
    ......onde **ninguém** hanaus esteve...
    Depois de A NOVA GERAÇÃO...todos os trekkers adotaram esta alteração nesse discurso célebre de STAR TREK...:)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!
    Sugestão: mude : ...audaciosamente indo onde nenhum #homem# jamais esteve...para:
    ......onde **ninguém** hanaus esteve...
    Depois de A NOVA GERAÇÃO...todos os trekkers adotaram esta alteração nesse discurso célebre de STAR TREK...:)

    ResponderExcluir