Resenhas #66 - Querido Jaime

Autor: Eduardo Lages Sinopse:  Jaime é um homem solitário de 72 anos que se sente oprimido pelo vazio de sua casa.  Infelizmente ele tam...


Autor: Eduardo Lages
Sinopse: Jaime é um homem solitário de 72 anos que se sente oprimido pelo vazio de sua casa. Infelizmente ele também não gosta muito de sair e ver o mundo. No dia em que é forçado a deixar seu lar, o inesperado acontece e o idoso é lançado em uma jornada de autoconhecimento onde o palco é a selvagem cidade de São Paulo. 

   Essa foi uma das leituras mais "pesadas" desse ano. O livro é pequeno mas o que não tem em tamanho tem em importância. Com uma escrita tão fácil de acompanhar, o autor destaca a fragilidade que um idoso pode ter, tanto fisicamente quanto emocionalmente. E eu achei que essa pequena história foi de uma sensibilidade impressionante.


   Os capítulos são curtos mas que passam a essência para o leitor. Diz o que precisamos saber e só. É muito direto sobre o que Jaime está pensando ou sentindo. Mas ao mesmo tempo você desvenda aos poucos a vida dele. Você descobre a razão dele estar sozinho e não com a família. E uma coisa que chamou muito a minha atenção é a dúvida que me causou. A gente sempre acha que todos os idosos são bonzinhos e inocentes, mas o quê eles eram quando novos? Eram bonzinhos como parecem ser agora que são frágeis? Ás vezes o rosto enrugado e frágil mascara o que são por dentro. Mas isso traz uma pergunta sobre Jaime: ele é mal? Você tirará sua conclusão ao ler. A minha é que eu não consegui ter raiva dele por tanto tempo. Senti que o isolamento dele e a solidão, que ele diz gostar, eram como um castigo e ele pagou por suas decisões.



   Então no final tem uns "rabiscos" de como era pra ter sido Querido Jaime. Começou como quadrinho e então transformou-se em livro. Mas acho que seria tão impactante quanto foi como livro. Ver as expressões que ele fez durante a história ajudaria mais ainda a história a ser sensível e chocante.





ISBN: B012Q8VSB8
Ano de lançamento: 2015
Número de páginas: 80
Classificação: 4/5
Skoob

Beijinhos e até logo!! ^^


*Compre na Amazon: Querido Jaime

You Might Also Like

2 comentários